segunda-feira, abril 11, 2005

Resumo da semana passada

Funeral do Papa João Paulo II
Na semana passada decorreu o funeral do Papa João Paulo II. Fiquei abismada com a quantidade de pessoas que se deslocou ao Vaticano para acompanhar o acontecimento, e como choravam, demonstravam a sua tristeza. É incrível como uma só pessoa conseguiu juntar tantas outras numa cidade, e no mundo. No entanto as filas de espera eram intermináveis e vi na televisão, por várias vezes, gente que resmungava e até mesmo gritava "porque viemos de tão longe, queremos entrar na basílica!"... muito me admira que as mesmas pessoas que estavam ali para prestar uma última homenagem ao Homem que as guiou na Paz, na tolerância, na paciência, perdiam a cabeça daquela forma tão vulgar, talvez não tenham entendido a palavra do senhor Papa... Aparte disso tudo correu bem, apesar de estarem lá os representantes de vários países, etnias, vertentes políticas, e afins. Não houveram incidentes de tentativas de atentados de qualquer natureza, e inimigos políticos assumidos estiveram juntos numa área pequeníssima! Foi bonito de ver, apesar de não achar que certas pessoas devessem ser convidadas ;)


Casa da música: "A melhor dos últimos 100 anos", diz The New York Times
O jornal "New York Times" publicou ontem um extenso artigo sobre a Casa da Música, no Porto, descrevendo o edifício como "o mais atraente projecto que o arquitecto Rem Koolhaas alguma vez criou"...Concordo e sinto-me orgulhosa pelo reconhecimento.

Irão quer acordo com a Europa para a utilização de energia nuclear
O presidente do Irão voltou a pedir o consentimento da União Europeia para a utilização da energia nuclear, com fins pacíficos...fins pacíficos? LOL, quase que me faziam acreditar.
O Irão, é um país que é acusado pelos Estados Unidos da América e por Israel de querer também desenvolver armas atómicas...esperemos que não volte tudo ao início. Porque na playstation do Mr Bush, o counter strike é composto por vários níveis, em que a seguir à invasão do Iraque pode muito bem vir a guerra com o Irão...
Bem, a verdade é que li esta notícia inquietante no jornal de notícias:
"O director da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), o egípcio Mohammed El Baradei, acha que a al-Qaeda, a organização terrorista liderada por Osama bin Laden, e outras organizações similares, estão a tentar ter no seu arsenal bélico a bomba atómica."
Em que é que ficamos?