terça-feira, outubro 18, 2005

Injustiças e justiceiros

"Quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais" - é aquela frase banal, que já correu a boca do mundo, mas que está sempre actualizada, porque o bicho humano não muda! Não é grave, porque existem alguns exemplares (e alguns são meus amigos, eh eh) que fazem a excepção à regra, mas ele há coisas...



Encontrei estes dois bicharocos lindos no Gerês em Agosto.
Acto humano deplorável nº1 - Tinham sido abandonados: atirados da janela de um carro em andamento, dentro de um saco de ração animal. Paramos o carro e fomos ver o que era "aquilo": dois cachorrinho cheios de fome, frio, medo e pulgas!
Acto humano deplorável nº2 - O dono do parque de campismo onde tinhamos ficado em Cabril, discutiu forte e feio comigo porque não queria os cães ali, apesar de ser permitido ter cães no parque e eu ter dito que pagava a noite (já tinhamos um cão lá, o Tojo, nessas condições). Trouxe os cães na mesma!
Acto humano deplorável nº3 - Depois de lhes dar um banho nas pias da louça e dar de comer comida do Toj, pus os dois pequenos a dormir num sítio confortável e liguei para a associação protectora dos animais em Braga ao que me responderam "não temos espaço, não sabemos de nada. olhe leve-os ao canil". Sim, disse eu, mas não têm condições, vão acabar por matá-los! "Ah, não sei então, nós aqui também não temos. Ainda por cima são férias de Verão. O melhor é deixar no sítio onde os encontrou..." Aahhhhhh, o quê? E os donativos? E o seu lado humano? e...e...e... Se o senhor não tivesse sido tão gentil e paciente e eu não saber o verdadeiro motivo para me ter dado aquela resposta (pode ser algo que não estava ao seu alcance, sei lá) tinha-o insultado abaixo de "cão" (estranha esta expressão...)
Finalmente, depois de me aperceber que conhecia a responsável do canil e de ela me garantir que com aquela idade, os cachorrinhos iam com certeza arranjar dono por intermédio das "meninas que vêm cá regularmente tratá-los e divulgá-los para lhes arranjar um lar", e que por regra, todos os cachorrinhos que vão para o canil são levados por pessoas que querem tratar bem deles, acabei por deixá-los lá (atenção! Acto humano deplorável nº4 - paga-se 11 euros por cada animal que se deixa lá, mesmo que os tenhamos encontrado abandonados e estejamos a poupar serviço ao pessoal do canil!).

Excepção áquilo que disse no início do post, estão as tais "meninas" que ajudam os bichinhos do canil de Braga. A associação pela qual se fazem representar, chama-se ABRA e fazem realmente algo pelos animais. Aceitam-se sócios para a associação, que com 2 euros por mês já consegue fazer alguma coisa, ou alguém que aceite ficar com os animais, ou que esteja interessado em fazer de dono temporário enquanto não se encontra um lar para eles. Seja qual for a opção seria bom ajudar estas pessoas que têm uma atitude de louvar!



Esta foto é cómica porque foi uma cadela pastor alemão que cismou que era dona do nosso Tojo e não largava a trela dele. E assim passamos um bom bocado na Ribeira no Porto a tentar convencê-la do contrário, até que chegou o dono pouco preocupado e a levou.

11 Comments:

Blogger izzolda said...

Esses cães geresinos são tão fofoooooos! Têm um ar mesmo amigável :) Bem como o Tojo, claro!
Esses actos deploráveis todos são do pior, com especial destaque para o 1º. Abandonar animais é não ser humano, é ser muito, mas muito, muito abaixo de cão. Ainda bem que vai havendo quem faça tudo ou o mais que pode pelos animais!

19.10.05  
Blogger Unknown said...

pior ainda: os cãos não se sabem queixar... e são os únicos que têm uma coisa que se chama "amizade incondicional". são sempre amigos, e nunca pedem nada em troca... por isso mesmo sinto-me na obrigação de lhes dar o mimo, os cuidados todos...

as pessoas queixam-se e exigem. e dão-nos uma dentada quando lhes tentamos dar de comer.

19.10.05  
Blogger kiko said...

A cadela, não estou a ver, mas costuma andar por lá um roda baixa muito giro, que costuma jogar basquet connosco!!! Também não sei quem é o dono, mas ele lá anda, desaparecendo quando não lhe agrada a companhia!

Quanto aos animais, já tivemos esta discussão com o noasfalto... é sempre a mesma merda, esses fuckers que os deixam abandonados deivam ser, tb, atirados pela janela do carro em andamento, para verem o que é bom! Bj! Serviço público no seu melhor!

19.10.05  
Blogger noasfalto said...

ui que "preciosos".

Só discordo contigo no acto humano deplorável n. 4. Explico-me:

As associações e afins com quem tenho contactado atravessam graves problemas financeiros. Eu, quando deixei a anita numa associação (e uma grande parte de mim depois de tantos dias a aturá-la) deixei também, sem ninguém pedir, 15euros. Porque era o único dinheiro que tinha, senão era mais.

Estas associações realizam-se operações do mais variado tipo, arranjam mil e uma coisas para conseguir ter uns cobres, de modo a poderen manter a bicharada.

Eu tenho 2 e sei o que custa mante-los.

Daí não estranhar, principalmente, porque ninguem ajuda!!

É triste mas é o pais que temos. Preferem-se os bens materiais...


Quanto a ti, minha piquena, já sabes que gosto muito de ti e de tudo aquilo que tens vindo a público defender.

Nota: A anita Já tem Dono. Vou buscar-la à associação e entregar-la hoje!

Bjs

19.10.05  
Blogger Sukie said...

noasfaltinho: aquilo não é uma associação: é o canil da câmara municipal. Os fundos vêm dos munícipes, eles não querem é empregar a fatia dirigida ao canil porque têm outras coisas para comprar (tipo bonés e bolas para a época das eleições!). E não tratam os animais como dizem e deviam tratar. O que vale é que a associação ABRA anda a metê-los na linha. Ai pois é!

19.10.05  
Blogger Poor said...

ainda bem que ainda há pessoas como tu!:)tu e o noasfalto que se derrete todo!:)
Não sou fanática dos animais, mas essas pessoas deploráveis não são merecedoras de nada, sinceramente!

19.10.05  
Blogger Periférico said...

Nunca percebi porque as pessoas aceitam levianamente ter um animal de estimação. Um animal não é algo descartável para deitar fora por ter passado o impulso que o levou a tê-lo. As pessoas que abandonam animais são irresponsáveis e cruéis. Se não podem, se não querem mais vale não terem animais.

Beijos

P.S. Obrigado pelas tuas simpáticas visitas à minha periferia;-)

19.10.05  
Blogger noasfalto said...

moon: tenho a anita aqui comigo!!!!
Depois vou postar sobre isso.

19.10.05  
Anonymous Anónimo said...

Desde que o meu hamster morreu sinto-me um bocado e sozinha... mas o desgosto foi tal que não me imagino a ter outro hamster. E também seria impossível ter outro animal. Seria incapaz de sair e deixá-lo sozinho no meu apartamento.

Mas parece que ninguém aprende. Como é possivel fazer tal coisa com os pobres cachorros? Concordo plenamente con o quiosk.

20.10.05  
Blogger Poor said...

querida rita, muito obrigada pelo postal, gosto muito de K haring!:)

20.10.05  
Blogger Sara MM said...

é... esse é mesmo um assunto que prova como os humanos são maus, egoístas e horríveis... com excepções, felizmente!

Adorei a última cena! Deve ter sido lindo!!! :oD

BJs

20.10.05  

Enviar um comentário

<< Home