quarta-feira, setembro 21, 2005

Vendo Toyota 20 lugares



Esta foto foi tirada à poucos dias em Moçambique por Miguel Capela, irmão do meu amigo Pedro Capela. Ambos foram passar férias a esse maravilhoso país (que eu anseio cada dia que passa por "descobrir") e voltaram com uma colecção incrível de fotografias e histórias para contar. Adorei as poucas horas que estive a escutar esses contos e a ver as fabulosas imagens, e gostava que se transformassem em dias, pois no decorrer dos relatos quase senti que também lá tinha estado. A descrição da beleza, da paz, dos habitantes sempre prontos para oferecer um sorriso (e vender uma lagosta à beira mar ;) ) e sempre sem pressa. Mas atenção que nem tudo são maravilhas! Desde a "retirada" de Portugal da ex-colónia que o actual país não avançou no tempo, ficaram obras por concluir, outras que se degradam sem remédio, os extremos entre pobres e ricos habituais de países Africanos, a corrupção (da qula a policial, que o Pedro teve hipótese de conhecer)... "Esquecendo" a parte negativa das questão, ficam as paisagens deliciosas, o clima quente, a vida no seu estado um pouco mais puro (relativamente ao nosso canto do mundo) e as gentes... E não tenho dúvidas que da minha parte será um destino a cumprir. Aqui fica uma das fotografias caricatas extraída do manancial que os irmãos Capela em conjunto com um amigo Lisboeta transportaram do hemisfério sul para nós.

Companheiros
Mia Couto*

Companheiros
quero
escrever-me de homens
quero
calçar-me de terra
quero ser
a estrada marinha
que prossegue depois do último caminho
e quando ficar sem mim
não tereri escrito
senão por vós
irmãos de um sonho
por vós
que não sereis derrotados
deixo
a paciência dos rios
a idade dos livros
mas não lego
mapa nem bússola
por que andei sempre
sobre meus pés
e doeu-me
às vezes
viver
hei-de inventar
um verso que vos faç justiça
por ora
basta-me o arco-íris
em que vos sonho
basta-te saber que morreis demasiado
por viverdes de menos
mas que permaneceis sem preço
companheiros

2 Comments:

Blogger PR said...

grande foto!
ah!

22.9.05  
Blogger hmscroius said...

#2. Eu gosto do Mia Couto. Ele é um 'Abensonhado'. E dá vontade de lá ir. A Àfrica é uma coisa muito (meta?)física: como a sexualidade, só estás bem quando estás bem. Croius

28.9.05  

Enviar um comentário

<< Home