sexta-feira, novembro 25, 2005

Pode a ter ser impressão minha, mas indignou-me esta fotografia.


Tirada num metro algures no mundo (muito provavelmente nos E.U.A.), ela transmite-me um sentimento de insegurança e apreensão por parte da Senhora. Insegurança pela forma como está agarradinha à sua preciosa maleta e apeensiva pelo seu ar desconfiado ao olhar o que eu suponho seja o fotógrafo. A minha questão é: Será que estes sentimento se devem aos dois indivíduos que estão sentados a seu lado? Pelas raízes deles cada vez mais associados a criminalidade e terrorismo? Será que ela faria aquela expressão e se atrelava daquela forma à bolsa se eles fossem caucasianos? Se fossem branquinhos como ela? Esperemos que não pois o racismo e a xenofobia são dos perigos mais latentes na sociedade e não devemos fomentar esse tipo de injustiça nem generalizar situações.
Aqui fica lançado o tema para discussão!

9 Comments:

Blogger armando s. sousa said...

Esta fotografia deve ser ter tirada no metro em França.
É uma realidade que o crime e a marginalidade em França, está muito ligado a negros e árabes, que estão representados na fotografia. A senhora não está com grandes pensamentos filosóficos mas apenas a acautelar a sua propriedade. É que há um roubo em cada dois minutos na linha de metro francesa.

25.11.05  
Blogger Poor said...

nós não vemos é quem é que está a tirar a fotografia!
se fosses tu fotografada no metro até gostava de ver que expressão fazias!:D

25.11.05  
Blogger kiko said...

Mmmmm, creio que o problema não está na cor da pele, mas na relação social que a sociedade ocidental faz da diferença!

Pensa a mulher:

1.º Estou rodeada de gajos que se matam contra prédios e de outros que roubam por prazer!

2.º Estou rodeada de gajos, podem-me violar!

3º Estou rodeada de gajos que me querem levar a carteira e a vida!

4º Estou no metro onde é perigoso e com gajos de outras cores a querem-me assaltar!

São os pensamentos dominantes do ser civilizado... pelo menos, é assim que nós nos definimos - civilizados!

Mas... será que civilizado não será a postura natural do tipo careca!?

Não será respeitar a individualidade e a diferença!?

Não será respeitar a liberdade do outro!?

Não será o convivio multicultural!?

Bom, pelos vistos não somos civilizados, antes bárbaros a tentar conquistar o mundo!

25.11.05  
Blogger Unknown said...

naõ será respeito, olhar para pessoas que se comportam dessa forma e deixa~las estar??

não sabes o que ela pensa... pode apenas ter uma grande quantia de pilim na mala (tipo a reforma que recebeu nesse dia)e está com medo de tudo que mexe.. independente da cor..

com isto quero apenas dizer que concordo com o que dizes, mas não podes interpretar a foto dessa forma. porque cada um vê o que quer!

25.11.05  
Blogger Sara MM said...

Isso é uma estupidez (ela sentir isso, se sentia?!) porque os "maus" são os que parecem "bons"! Mesmo!
"As aparências enganam" é a mais pura verdade!!

25.11.05  
Blogger PR said...

as massas erram sempre na sua interpretação, mas as pessoas têm o direito a desconfiar; se o fazem é porque, conscientemente ou não, sentem que têm razões para tal.

Talvez não o fizesses da mesma forma que ela, mas certamente que já tomaste precauções acerca de determinados POTENCIAIS, certo?

26.11.05  
Anonymous Anónimo said...

bem, as caras no metro de Paris eram muito mais assustadoras. E estou a falar verdade, embora não tenha sentido qq tipo de pressão, medo, ou desconfiança.

E a estatística de que em França ha um roubo a cada dois minutos... eu devo ter andado sempre nos outros dois! eheheh

e para ser sincera... nao denoto qq ar de desconfiança. apenas mais gesto habitual quotidiano.

27.11.05  
Blogger noasfalto said...

Mais parece é uma fotografia tirada num qualquer consultório médico!
ps: Sábado night falhaste.
Bj

29.11.05  
Blogger Nuno Vieira said...

sinais dos tempos...

29.11.05  

Enviar um comentário

<< Home