segunda-feira, novembro 07, 2005

É assim a vida...

A verdade é que a base dos graves distúrbios que ocorrem em França há já 10 dias, não são puramente motivos de violência gratuita ou dois estúpidos individuos que se escondem em cabines de alta tensão. Aqui há uns tempo vi um documentário num canal francês (M6) num programa denominado "Zone interdite", no qual alegavam que existe uma grande discriminação racial em França principalmente quando se trata de arranjar emprego. Para provar o facto, os jornalistas falaram com pessoas de origem árabe e africana que tinham dificuldade em ser aceites em entrevistas de emprego, isto apesar de terem habilitações e curriculum semelhantes a outras de raça branca que ocupavam os lugares. Além disso, o programa enviou duas pessoas a entrevistas de emprego na área da restauração, sendo uma de raça negra e outra de raça branca, e participando na entrevista por essa ordem, o primeiro era normalmente dispensado ao passo que o segundo geralmente ou era aceite ou punham a hipótese de o aceitar. Mais: nas agências de emprego francesas, usa-se um código para que o empregador saiba qual a raça do pretendente ao emprego. E ainda, uma mulher cujas raízes eram árabes, que desesperada pelo facto de ninguém aceitar o seu curriculum nas empresas, decidiu alterar o sobrenome no dito documento a fim de ver qual a resposta, começou a obter tais respostas.
A maioria dos jovens que têm praticados actos violentos em França têm raíses árabe, africana, e caracterizam-se com o facto de estarem desempregados. Incendiarem fábricas e armazéns, pode significar que se insurgem contra estas por representarem as entidades empregadoras. Não se compreende é porque incendeiam carros... eu não gostava nada de acordar um dia de manhã e ver o meu carro, que custa a pagar, incendiado sem eu ter feito mal a ninguém... Não é uma forma bonita de reivindicar direitos e protestar contra injustiças, porque os danos colaterais têm afectado pessoas inocentes e podem vir a acabar muito mal, mas eu acho que os motivos são mesmo esses: discriminação, marginalização...
No entanto, isto esconde um outro perigo! Os partidos de extrema direita, que provaram nas últimas eleições francesas terem uma posição forte no cenário político francês, vão utilizar estes acontecimentos no seu próximo repertório, vão tentar convencer as pessoas da insegurança que vivem devido ao facto de terem estrangeiros nacionalizados no seu país, e vão crescer ainda mais, vão-se fortalecer à custa destes estúpidos actos vistos ultimamente naquele país...e os pobres coitados dos emigrantes que nada fizeram para contibuir para eles, vão pagar com as consequências tanto quanto os malfeitores.
É assim a vida...

12 Comments:

Blogger Unknown said...

estamos no ponto de viragem, numa situação limite. toda a base em que sustemos as nossas vidas, quer a nível econimico, quer a nivel politico e social, está a atingir o ponto de ruptura. o que virá a seguir, não sei... mas começo a achar que a história é feita de repetições. tal como no ínicio do séc XX, em que houve extremismos (de direita e de esquerda, que provocou convulsoes que nos levaram à 1ª grande guerra), estamos a atingor um nivel similar. mas algo me leva a crer que a ruptura inicial se dará nos EUA e não na Europa... os papeís inverter-se-ão, sera a Velha Europa a seguir os passos dos EUA, desta vez. Se no ínicio do sec assistimmos ao desabrochar do anarquismo, bolchevismo, nacional-socialismo e fascismo, estou para ver no que é que isto vai dar...

precisam-se pensadores para novos sistemas democráticos e de economia de mercado...

7.11.05  
Blogger Unknown said...

*sustemos - sustentamos

7.11.05  
Blogger Sara MM said...

Mais razão me dão... detesto Franceses... e que me desculpem ser generalista, mas é assim a vida! :oP

BJs

7.11.05  
Blogger izzolda said...

Alguns vão ser sempre muito mais 'iguais' que os outros, é o que se constata ao ver a evolução do acontecimentos relacionados com o racismo e com as diferenças sociais. Mas ao responderem com violência, os 'desordeiros' não se estão a ajudar a eles próprios nem aos seus iguais...e também prejudicam inocentes, como referes.
O clima social é de facto explosivo, e é inevitável que a extrema direita se aproveite disso mesmo. Vamos ver como reage agora o mundo, vamos ver se tudo o que vivemos nos fez aprender ou....não.

7.11.05  
Blogger Sukie said...

bandinho: há que ter medo dos extremismos e lutar contra eles. Espero que esta situação não despolete nada disso!
sara: não os odeies, a maioria é boa gente, e há gente boa e gente má em todo o lado.
izzolda: As pessoas esquecem muito rápido...

7.11.05  
Blogger noasfalto said...

Adorei o dia de sábado! Ou melhor a noite. Apesar de teres fugido de nós...
Quanto à França, e ignorando as tuas ligações aos país do Caqrdinal Richeliue: que se lixem e se entendam.São maiores e vacinados.

Beijinhos

7.11.05  
Blogger Sukie said...

noasfalto: espero bem que não tenham ficado aborrecidos. Encontrei uma amiga que já ñ via há 2 anos e emocionei-me. De qualquer forma pensava que ficavam mais tempo! Buhhh!!!!

7.11.05  
Blogger armando s. sousa said...

Os franceses são provávelmente o povo mais chauvinistas do mundo, e digo isto porque na minha actividade profissional lido com eles todos os dias.
É verdade que estes distúrbios vão ser um pretexto para Jean Marie Le Pen fazer mais um ataque sem tréguas aos imigrantes e ganhar umas dezemas de milhar de votos nas urnas. Por último apesar de parecer um pouco organizado, estes ataques não deixam de ser perpretados por gangues ostracizados e marginalizados pela sociedade francesa e aí certamente o Governo francês têm muito a rever na sua política social.
Um abraço.

7.11.05  
Blogger Poor said...

tudo é uma autêntica bomba-relógio!
e lamento discordar, mas não tem nada a ver com serem franceses!Mas lá que o Le Pen vai voltar, ai isso vai!

7.11.05  
Blogger Miguel de Terceleiros said...

Eu sabia que havia uma razão para não gostar de franceses!

7.11.05  
Blogger biZarre said...

recentemente estive em frança, mas foi em marselha q notei a discriminaçao racial. mas essa discriminaçao vinha claramente dos 2 lados..os homens sao egoístas, n pensam no bem comum. espero q estas "guerrilhas" se resolvam rapidamente, antes do ponto em q n haverá volta a dar!
***

8.11.05  
Anonymous Anónimo said...

e eu vou la no fds...

8.11.05  

Enviar um comentário

<< Home