sexta-feira, setembro 30, 2005

Música...

...sugestão para o fim de semana:

"The Herbaliser" - todos os albuns...

quinta-feira, setembro 29, 2005



Descobri esta fotografia na internet. Algures entre uma boneca de porcelana e uma elfo da floresta, assim a defino, a filha de Kurt Cobain, Frances Bean. Ele e a sua banda foram um ícone para mim e para a maior parte dos jovens, direi até que era um ídolo para mim e para os outros... Eu tinha 14 anos na altura em que ele se foi e foi um choque receber a notícia na rádio. Foi triste para mim e quem gostava da sua música, e eu só pensava que não teria a oportunidade de o ver ao vivo em concerto e de ir a uma loja discográfica comprar um novo album seu... Mas outra questão me ficou na cabeça: "Qual seria o futuro da sua pequena filha, cujo nome se assemelha a um feijão?". Pois desde o seu nascimento não parecia ter um destino muito próprio, visto que os pais viviam num ambiente de loucura total: tours, excesso de drogas e alcool, etc. Então depois da morte do pai, ela ficaria com aquela mãe, que no mínimo parece sofrer de insanidade mental... A verdade é que a partir de outras fotos que descobri, a miúda dá ideia de ser uma criança "normal" (dependendo dos padrões de normalidade adoptados), com os seus 13 anitos está uma menina linda e a verdade é que a mãe, por muito louca e autodestruidora que seja, mostra que a ama e que a trata bem...

quarta-feira, setembro 28, 2005

Sentimento....

...Amor

Música: Amour fou
Arstista: Vetiver
Album: Vetiver

Este album tá bom. Eu gosto.
Até porque nele participam Hope Sandoval
dos Mazzy star que eu "venero" desde os
meus 15 anos! e Joanna Newson (que
ainda conheço pouco...)

terça-feira, setembro 27, 2005

When you walk through a storm,
hold your head up high,
and don't be afraid of the dark.
At the end of the storm,
is the golden sky,
and the sweet silver song of the lark.
Walk on through the wind,
walk on through the rain,
Though your dreams be tossed and blown,
Walk on, walk on with hope in your heart,
And you'll never walk alone,
you'll never walk alone.

Frank Sinatra


Foto: my mother in Florence
(by the way mummy: "you know I love you so and so" -
Obrigada por existires!)

Num passeio pela costa Ligúrica em Itália, perto de Génova, "encontrei" este pequeno poema escrito na entrada de um cemitério numa das cinco terrinhas que existe em 5terre. Não era um cemitério vulgar, com se pode ver pela inscrição...encontrava-se localizado numa colina que deslizava para o mar e estava rodeado de azul e de sol e de verde...É aqui o lugar onde realmente se pode descansar em paz!



Tradução:
"Oh abertos aos ventos e às ondas
O cimitério de Liguria!
Uma tristeza arroseada vos colora
Quando ao fim da tarde, semelhante a uma flor
que floresce, a grande luz
se vai desfazendo e morre."

Na minha opinião é lindo!

segunda-feira, setembro 26, 2005

Sentimento...

...tristeza, vazio.

Música: "A Sight To Behold"
Album: "Rejoicing in the hands"
Artista: "Davendra Banhart"

Lindo, um génio!

quarta-feira, setembro 21, 2005

What are you looking at???

Vendo Toyota 20 lugares



Esta foto foi tirada à poucos dias em Moçambique por Miguel Capela, irmão do meu amigo Pedro Capela. Ambos foram passar férias a esse maravilhoso país (que eu anseio cada dia que passa por "descobrir") e voltaram com uma colecção incrível de fotografias e histórias para contar. Adorei as poucas horas que estive a escutar esses contos e a ver as fabulosas imagens, e gostava que se transformassem em dias, pois no decorrer dos relatos quase senti que também lá tinha estado. A descrição da beleza, da paz, dos habitantes sempre prontos para oferecer um sorriso (e vender uma lagosta à beira mar ;) ) e sempre sem pressa. Mas atenção que nem tudo são maravilhas! Desde a "retirada" de Portugal da ex-colónia que o actual país não avançou no tempo, ficaram obras por concluir, outras que se degradam sem remédio, os extremos entre pobres e ricos habituais de países Africanos, a corrupção (da qula a policial, que o Pedro teve hipótese de conhecer)... "Esquecendo" a parte negativa das questão, ficam as paisagens deliciosas, o clima quente, a vida no seu estado um pouco mais puro (relativamente ao nosso canto do mundo) e as gentes... E não tenho dúvidas que da minha parte será um destino a cumprir. Aqui fica uma das fotografias caricatas extraída do manancial que os irmãos Capela em conjunto com um amigo Lisboeta transportaram do hemisfério sul para nós.

Companheiros
Mia Couto*

Companheiros
quero
escrever-me de homens
quero
calçar-me de terra
quero ser
a estrada marinha
que prossegue depois do último caminho
e quando ficar sem mim
não tereri escrito
senão por vós
irmãos de um sonho
por vós
que não sereis derrotados
deixo
a paciência dos rios
a idade dos livros
mas não lego
mapa nem bússola
por que andei sempre
sobre meus pés
e doeu-me
às vezes
viver
hei-de inventar
um verso que vos faç justiça
por ora
basta-me o arco-íris
em que vos sonho
basta-te saber que morreis demasiado
por viverdes de menos
mas que permaneceis sem preço
companheiros

segunda-feira, setembro 19, 2005

E já agora...



E já agora The Rosenberg trio que também é muito bom.

Humm....Uma bela guitarrada!



Adoro o sabor da guitarra, dos ritmos ciganos...Para quem partilha do mesmo gosto, aqui fica uma sugestão!

No Comments



Encontrei este magnífico trabalho de vandalismo perto da Universidade do Minho em Braga.
É por estas e por outras (geralmente bem piores) que a maioria das claques de futebol nunca me convenceu. Qual espírito desportivo qual quê? O pessoal tem é uma grande vontade de fazer confusão!
(Pois, afinal tive que comentar, mas o título do post fica)

quinta-feira, setembro 15, 2005

Album do dia



Principalmente a música 10 e a música 5, respectivamente por ordem de preferência, que me acompanharam no "trânsito" desta bela manhã solarenga.
É um album do maluco do John Frusciante que além de vomitar albuns cá para fora como quem muda de roupa interior (vulgo "cueca") pertence também aos Red Hot Chili Peppers.

P.S. Peço desculpa pela natureza repetitiva em que este blog se está a transformar.


Sim sim, ando numa de cinema. O último filme que vi foi este. É daquele tipo de filme que nos deixa sem perceber a história quase até ao fim, altura em que juntamos as peças e percebemos "afinal que raio vem a ser isto?".
É um filme sobre a natureza humana, como funciona a sua consciência, a sua loucura...
Trevor Reznik sofre de insónias à quase 1 ano, o que o leva à paranóia total pensando que é vítima de uma conspiração. Este personagem é interpretado pelo actor Christian Bale, já conhecido pela sua fantástica interpretação no filme "American Psicho" (e mais recentemente em "Batman Begins"). Para participar neste filme, ele teve que se sujeitar a uma dieta de emagrecimento rígida, e foi bem conseguido pois o seu perfil esquelético e o seu aspecto de falta de saúde convenceram-me durante o filme todo que a qualquer momento o personagem morreria de cansaço. Muito boa interpretação, aliás como sempre, por parte dele e dos outros actores.
Sendo assim, de 0 a 10 deixo este filme com um 7.0 (atenção! é raro dar mais do que 8.0!!!) e mais um conselho cinematográfico.

segunda-feira, setembro 12, 2005

Baraka!



A palavra Baraka significa "abençoar" em várias línguas.

Ao ver este filme documentário, eu fui assaltada por uma catadupa de imagens que transcendem a linguagem. Aconselho vivamente a visualização do documentário filmado em 6 continentes, 24 países, deixando de cada um deles imagens alucinantes, com uma fotografia genial. Além disso, possui uma banda sonora fantástica.

As imagens são deliciosas... vão desde Monges budistas a florestas tropicais, de rituais de tribus africanas a cidades caóticas, de lixeiras em Calcutá ao Monte Evereste...Vai da criação à destruição, do puro ao degredo, da paz ao caos, mostrando séries de opostos extremos.

Apesar de ao longo do documentário me ter sentido um pouco frustada por não perceber qual o local da filmagem, ou o porquê de um determinado ritual, ao que o realizador Ron Fricke explica que o efeito foi intencional: "O importante não é onde estás, mas o que tem lá.", a minha opinião é que se trata de obra prima a não perder.

sexta-feira, setembro 09, 2005

Album do dia...

Os girassóis de Van Gogh



Aqui está outra tela de Van Gogh que me interessa. Não, apesar do título de referir a girassóis, esta tela é referente ao terraço na praça do fórum em Arles, de noite.
Os trabalhos de Van Gogh feitos na Holanda eram geralmente pesados e escuros. Isto foi antes de ir para Paris. Tal como referiu o meu amigo e poeta "rostos", as primeiras telas cinzentas deram lugar aos girassóis que procuram a luz do sol. Da minha parte fico feliz que assim tenha acontecido, pois eu amo o sol e a cor e apenas me interesso pelos seus trabalhos que emanam essa cor, o calor dessa cor :)

quinta-feira, setembro 08, 2005

Notícias...

O seguinte endereço é relativo a um sítio da internet onde poderão
aceder à primeira página da maior parte dos jornais do mundo inteiro:

http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/

Espero que seja útil.

quarta-feira, setembro 07, 2005

Lisboa Em festa


Das vantagens de viver em Lx: vi Mariza + Jacques jaques morelenbaum + Orquestra Sinfonieta de lisboa ontem à noite, e à borla. Só posso dizer uma coisa:

LINDO.

Aproveitei também para contribuir e assinar as listas da pobrezazero. Check it out:

Http://www.pobrezazero.org


Enjoy :D
Van Gogh - "A noite estrelada"

Estreias...

Atenção cinéfilos!

Jim Jarmusch já tem um novo filme preparado. O nome é "Broken flowers" (esteve em Cannes) e espera-se a estreia em Portugal em Novembro.
Também Tim Burton tem algo preparado. A seguir a "Charlie e a fábrica de chocolate" (filme do qual gostei) tem já um outro denominado "Corpse Bride", ou seja "A noiva cadáver" que estreia em Outubro.
Win wenders, que esteve em Cannes este ano, com este filme, çlança-o com o nome "Don`t come knocking".
Jean Pierre et Luc Dardenne apresentam "L`enfant" (do qual não tenho ideia).
Lars Von Trier traz o "Manderlay" que também esteve em Cannes e prepara outros dois.
Gus Van Sant tem dois filmes a preparar para 2006, mas para já pode ser visto um relativo a Kurt Cobain e bandas de Seattle intitulado "Last Days"
Terrence Malick (e esta é para o Div) tem 4 filmes novos (dois anunciados e outros dois em realização).
Para o Behemot não tenho nada, uma vez que Kubrick, Stone e Kronenberg não lançaram nada nem me parece que o façam tão cedo. Mas posso referir os tais filmes Dogma, uma vez que existem alguns na lista a sair, mas não me pareceu de interesse preemente. Quer dizer, tem o David Cronenberg que tá a lançar uns quantos.

Dogma 95 refere-se a uma ideologia de realização de filmes, bem como um conjunto de realizadores que seguem a ideologia. Os directores Dinamarqueses Soren Kragh Jacobsen, Kristian Levring, Lars van Trier and Thomas Vinterberg instituiram o Dogma95 em Copenhaga em 1995. Estes directores opuseram-se à decadência das produções dos principais estudios cinematográficos...o conceito de autor, make-up, e a previsibilidade dramaturga... Em contraste, os directores Dogma95 têm como objectivo: force the truth out of [a director's] characters and settings… and "strip cinema naked….
Os quatro realizadores assentaram oficialmente as suas ideias em séries de regras denominadas "Voto de castidade". Isto testemunha que os directores devem filmar no local, usar apenas som e imagens disponíveis no local, usar uma câmara de mão, filme a cores sem nenhum tipo especial de luzes ou filtros, evitar acção superficial, e filmes género, adoptar formato de filme academia 35mm e nunca creditar o director.
Um dos filmes que constam na lista do movimento Dogma95 é "Italian for beginners" de Lone Scherfig, e digo desde já que não tem nada a ver com italiano para principiantes. Outros exemplos são "Idiotern" de Lars Von trier, "Festen" de Thomas Vinterberg e "Mifunes Sidste Sang" de Søren Kragh-Jacobsen.

Deixo aqui os meus votos de bons filmes...lol

P.S. Aceitam-se conselhos relativos à visualização de bons filmes que andem no mercado...

terça-feira, setembro 06, 2005

Escolha "560" - E AJUDE PORTUGAL!

Enviaram-me um e-mail intitulado "Escolha "560" - E AJUDE PORTUGAL!". A princípio pensei enviá-lo aos meus contactos mas, de seguida, decidi traspô-lo para o blog porque me pareceu fundamentado e interessante. O conteúdo do e-mail é o seguinte:

"É necessário apoiar a produção nacional, é fundamental! Compre produtos portugueses. Os portugueses vivem hoje, num clima de crise, desde o desemprego à nossa fraca economia é certo, mas o que certamente muitas vezes não nos passa pela cabeça é que podemos ter uma certa culpa nesta grande situação. Muitas das vezes, quando vamos às compras, tentamos ir à procura do produto mais barato, mas o que agora é barato pode vir a curto prazo tornar-se muito caro para todos nós. Desde a mais pequena especiaria ao peixe que comemos, que o nosso mercado está lotado por produtos fabricados no estrangeiro, tendo normalment esses países uma economia mais forte que a nossa, conseguem vender os seus produtos a um preço menos elevado, desta forma somos levados, a comprar esses produtos, mas quando o fazemos estamos a contribuir para um maior crescimento externo desses produtos e sem dúvida a tirar postos de emprego no nosso país. Quando não compramos produtos nacionais e compramos produtos internacionais, as nossas produtoras são obrigadas a levantar o preço dos seus produtos, ora se os produtos concorrentes já era mais baratos isto faz com que os nossos sejam ainda mais caros, sendo mais caros ninguém os compra e toda esta situação leva posteriormente ao encerramento de várias industrias e consequentemente ao desemprego.Produtos portugueses? E Como é que eu sei quais eles são? É simples, bastante simples, no entanto existem dois pontos a distinguir, existem marcas portuguesas e produtos portugueses. Marcas portuguesas como o nome indica são marcas de caracter nacional, com origem e produção no nosso país (exemplo: Sumol, Mimosa, Delta) , produtos portugueses são fabricados em Portugal por marcas nacionais, multinacionais ou até mesmo internacionais, mas são produtos feitos com mão de obra nacional, que contribuem superiormente para o nossa economia e para o emprego no nosso país. E na hora de escolher como é que devo agir? Que atitude? Bem na hora de mescolher é bastante fácil tomar uma atitude correcta, procure no produto, o código de barras e verifique se ele começa por 560. Todos os produtos portugueses começam por 560 no código de barras, posteriormente poderá ter em conta se a marca é nacional ou não e claro a qualidade e preço do produto. Seguem-se abaixo dois exemplos modelo dos códigos. Divulgue, mude os seus hábitos, ajude, tome uma atitude! Fale com os seus amigos acerca deste assunto, divulgue o Movimento 560 no seu site através dos painéis de divulgação laterais (banners), mande uma msg, mas acima de tudo, mude de atitude, todos nós agradecemos, um pequeno gesto, uma toda esta situação leva posteriormente ao encerramento de várias industrias e consequentemente ao desemprego. Produtos portugueses? E Como é que eu sei quais eles são? É simples, bastante simples, no entanto existem dois pontos a distinguir, existem marcas portuguesas e produtos portugueses. Marcas portuguesas como o nome indica são marcas de caracter nacional, com origem e produção no nosso pais (exemplo: Sumol, Mimosa, Delta) , produtos portugueses são produtos fabricados em Portugal por marcas nacionais, multinacionais ou até mesmo internacionais, mas são produtos feitos com mão de obra nacional, que contribuem superiormente para o nossa economia e para o emprego no nosso. E na hora de escolher como é que devo agir? Que atitude? Bem na hora de escolher é bastante fácil tomar uma atitude correcta, procure no produto, o código de barras e verifique se ele começa por 560. Todos os produtos portugueses começam por 560 no código de barras, posteriormente poderá ter em conta se a marca é nacional ou não e claro a qualidade e preço do produto. Divulgue, mude os seus hábitos, ajude, tome uma atitude! Fale com os seus amigos acerca deste assunto, divulgue o Movimento 560 no seu site através dos painéis de divulgação laterais (banners), mande uma msg, mas acima de tudo, mude de atitude, todos nós agradecemos, um pequeno gesto, uma grande atitude.......O QUE É NACIONAL É BOM!

Na minha opinião, a pessoa que escreveu o texto (a qual desconheço), tem razão no que diz e será uma boa atitude seguir o conselho. Passo agora a decisão aos leitores e amigos que passam os olhos de vez em quando pelo b. Obrigada pela Atenção...

sexta-feira, setembro 02, 2005

We`re back!!!!!!!!!!!!!!

The B. team...

O Regresso...

Voltei de viagem, voltei do meu silêncio.... de uma viagem que marca e deixa um sabor de saudade, que ao mesmo tempo é bom e é triste...



Atravessei três países, vi a paisagem a variar compassadamente e vi a cor da luz do sol em cada lugar. Ah! Como é diferente, como é branca na ilha, como é dourada na planície e vermelha no infinito! Como é quente e é fria e é ofuscante em cada momento do dia!



Descobri mais um pedacinho do nosso pequeno grande mundo e conheci...

Deixei a minha rede no jardim, onde tantos e tantos dias contemplei o pôr do sol, e o mar e as flores selvagens que irradiam cores de arco-íris.



E para trás ficaram também as viagens, as procuras infindáveis da praia ideal para dormir, para sonhar, embalada pelo som do mar.



E voltei de viagem, do sonho, da contemplação incessante do infinito em cada ponto. Mas voltei feliz e plena de significado...


Viajar! Perder países!



"Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu."

Fernando Pessoa



Fotos: Belle-Ile-en-mer (Bretanha-França)